As argamassas colantes são produtos formulados para a aplicação em camadas finas e suas espessuras, mínima e máxima, de aplicação estão entre 3mm e 5mm.
A aplicação da argamssa colante não deve ser realizada em pingos, nem em bolão.
Esse procedimento acarreta em áreas vazias sem argamassa colante, reduzindo a aderência. Esses vazios podem ser percebidos se batermos com um martelo de borracha sobre as placas, cujo osom será oco (ou cavo).
Muitas vezes pode ser o motivo de processos de descolamento.
Para um perfeito assentamento, é necessária a escolha correta de argamassa colante, que deve ser estendida com uma desempenadeira dentada, formando cordões ou sulcos. Estes deverão ser amassados através do assentamento da peça de cerâmica com pequeno escorregamento lateral, provocado pelas mãos, e com a leve batida de um martelo de borracha.
Não fazer a falsa dupla camada, que consiste em passar argamassa colante na base em pingos ou bolão no tardoz das peças cerâmicas. Desse modo, não se consegue a aplicação total da argamassa sobre as bases das peças, ocasionando desprendimentos pela insuficiência de argamassa.
Aplicar as peças com pequeno escorregamento lateral até conseguir o amassamento dos cordões. Utilize também, para auxilio, um martelo de borracha. Realizar o teste de aderência em obra, removendo aleatoriamente algumas peças, logo após seu assentamento. Observe o seu tardoz, que deverá estar impreganado com argamassa colante, sem vazios e com os cordões amassados.
Estender a argamassa, com o lado liso da desempenadeira, em pequenos panos, e com o lado dentado realizar os cordões. Efetuar dupla camada em áreas de tráfego intenso, para peças iguais ou maiores que 900cm² ou com reentrências e saliências maiores que 1mm no tardoz da placa.
Preparar a argamassa com água limpa, nas proporções indicadas na embalagem de cada produto, até obter uma pasta hmogênea. Após o preparo, deixar em repouso por 15 minutos e misturar novamente.
Os pequenos reparos devem ser feitos pelo menos 48 horas antes da aplicação da argamassa colante.
Os resíduos como pó, oléo e tinta comprometemas aderênciasdas argamassas colantes em relação a base,devendo ser retirados.
A base deveestar curada no mínimo há 14 dias, firme, seca e limpa, tendo ocorrido todas as retrações próprias do cimento e tendo sido estabilizadas possiveis fissuras.
Como assentar revestimentos com argamassa colanter industrializada?
Dicas Financiamentos Contato Home Produtos e ServiçosRua Duque de Caxias, 1326 Canoinhas - SC - Alto das Palmeiras (47) 3622-5893/(47)9996-9552
samuka@samukamaterialdeconstrucao.com.br
Copyright 2010
www.assistenciagratis.com.br